terça-feira, 23 de junho de 2009

A História do livro no Brasil

A história do livro no Brasil tem seu começo quando, em 1808, a corte portuguesa se transfere para o Brasil.

Com D. João VI vêm, além de seu séquito, o primeiro prelo, de madeira e fabricação inglesa e a Biblioteca Real. D. João ordenou a instalação da Imprensa Régia. Contudo, essa imprensa funcionava sob a poderosa censura do imperador. A imprensa brasileira de então não era sinônimo de liberdade ou de manifestação da opinião pública. Era proibida a impressão fora das oficinas da corte e publicava-se apenas o que era autorizado: o que não ofendia o Estado, a religião, os costumes.

A partir da Imprensa Régia foi publicado o primeiro jornal brasileiro, a Gazeta do Rio de Janeiro e também o primeiro livro, Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga. Depois de revogada - em 1821- a proibição de imprimir, multiplicaram-se os jornais, folhetos, revistas. Surgiu a primeira revista, As variedades ou ensaios de literatura.

Em São Paulo...

Até o fim do século 19 a atividade editorial em São Paulo girava em torno daFaculdade de Direito de São Paulo, no Largo São Francisco. Em 1860, o panorama começou a mudar quando a Garnier abriu uma filial na cidade, com um antigo funcionário na direção do estabelecimento, Anatole Louis Garraux. Além de livros a Casa Garraux passou a vender também artigos de papelaria e ficou famosa na cidade por introduzir o uso do envelope, caixas registradoras e máquinas de calcular - tudo importado.

Monteiro Lobato chegou e encantou...

Figura inesquecível - como empresário, escritor, criador, inovador, pioneiro. Monteiro Lobato habita a memória de todos nós com tanta força que até chegamos a crer, muitas vezes, que se trata de uma lenda, de um personagem. Será que ele existiu mesmo?

Lobato viveu numa época de modernização da economia e ele próprio foi um dos principais protagonistas dessas mudanças, trazendo inovação, criatividade.

A História do Livro no Brasil pode ser dividida em "antes e depois de Lobato". Sucesso de público, o autor ficou logo conhecido e fez amizades entre políticos e empresários, o que proporcionou progresso em suas empreitadas litero-comerciais. Lobato avançou e nos fez avançar, progrediu e trouxe o progresso. Teve altos e baixos, mas construiu em torno de si um mito, não só pelo que fez - mas pelo que continua fazendo. Biografia de Lobato.

2 comentários:

Jô Estrela disse...

muito bom gostei da apreentaao agurade em breve comentarios...

Vanusia disse...

Valeu, querida, sabia que poderia contar contigo!

Eu gosto de você...

Láisa, Luana, Drica, Nívea, Conchita, Susy, Aline...